Meditação das Rosas

Essa é uma meditação onde, através da fragrância de uma rosa-chá você começa uma viagem de exploração, desenvolvimento e sutilização do seu chakra do coração. A prática constante dela pode ser uma valiosa aliada para uma vida mais amorosa, harmoniosa e consciente.
A meditação é um estado de espírito e de consciência onde se pode perceber a vida sem a interferência da mente. As técnicas de meditação não são a meditação em si, são exercícios criados para facilitar e encurtar o caminho até esse “estado de espírito”.
Durante a meditação, se algum pensamento vier à sua mente, deixe que ele passe e volte a atenção para seu momento dentro do exercício.
Para a prática da Meditação da Rosa é recomendada a rosa-chá, cuja fragrância estimula os centros afetivos e sensoriais desejados. Se você não tiver acesso a rosas chá, procure algum elemento da natureza cujo aroma lhe sensibilize afetivamente, e faça com ele. Se você estive longe da natureza, poderá fazê-la com óleos essenciais de rosa da aromaterapia.
Você pode fazer essa meditação em duplas ou sozinho. Se sozinho, leve a mão ao centro do próprio peito no quarto estágio, você estará alimentando o seu chakra do coração com sua própria energia e trabalhando sua auto-estima.

Primeiro estágio
Fique de pé, com os pés paralelos na linha dos ombros e os 2 braços levantados (relaxados, dentro do possível), com as palmas das mãos paralelas. Inspire pelo nariz enquanto o tronco gira para direita, e expire pela boca enquanto o tronco gira para esquerda. A respiração sempre no quarto chakra (centro do peito).
Segundo estágio
Sente-se de pernas cruzadas, com as mãos sobre as coxas. Nessa posição, inspire pela boca, feche as mãos e conduza a energia delas e dos braços até o quarto chakra. Prenda o ar o máximo de tempo possível, tensionando toda a musculatura das mãos, braços e peito. Expire relaxando a mesma musculatura e deixando a energia descer do peito pelos braços até sair pelas mãos, que se abrem.
Terceiro estágio
Segure a rosa próxima ao nariz e inspire deixando a fragrância dela passar pelo seu quarto chakra. Na expiração, a fragrância desce pelos seus braços até sair pelas mãos e dedos.
Respire agora sem retenção de ar, com a expiração lenta. Todo o segredo está na expiração bem lenta.
Quarto estágio
Com a mão esquerda no coração do parceiro, inspire degustando e saboreando o aroma da rosa no seu quarto chakra. Deixe que ela chegue ao fundo do chakra, toque a inocência dessa região, e expire passando essa fragrância para o coração do parceiro.
Quinto estágio
Deite-se com os dedos entrelaçados tocando as pontas desses dedos no centro do peito. Procure expirar o mais lentamente possível até esvaziar completamente os pulmões e deixe que a inspiração aconteça espontaneamente, no ritmo do seu corpo. Toda a atenção deve estar na região do quarto chakra (centro do peito).
Sexto estágio
Sente-se, com a mão esquerda sobre o seu quarto chakra e a direita sobre a rosa, inspire a sua própria fragrância, e expire soltando-a sobre a rosa (traga todo o seu amor para ela).
Sétimo estágio
Deite-se com a rosa sobre o centro do peito e os braços aberto sem cruz. Inspire trazendo a energia dos pés ao quarto chakra, e expire deixando a energia subir até sair pelo alto da cabeça.

Na inspiração, contate a miséria emocional (sentimentos de rejeição, medos, inseguranças e tristeza) e na expiração exale amor e paz, incondicionalmente. Comece com a sua própria miséria emocional e tristeza, passe em seguida a inspirar as tristezas e misérias de pessoas próximas e íntimas, e vá aos poucos ampliando o seu campo de atuação, até inspirar as misérias emocionais e tristezas de todo o mundo e de todo o universo, transformando-as em amor e paz.

.
..
A Meditação da Rosa é uma das 260 técnicas de meditação criadas por Pedro Tornaghi e utilizadas em seus grupos de crescimento. Quase todas elas são baseadas na relação com os chakras e com a respiração. Você pode fazer a Meditação da Rosa sozinho ou com um parceiro em casa mas pode também experimentá-la dentro do contexto de seus grupos e cursos.